Matéria cedida ao Sobrenatural.Org
autor: Professor Flávio Calazans
Livre-Docente pela UNESP / Doutor pela USP
www.calazans.ppg.br
Bush é acusado de usar propaganda subliminar em sua
campanha eleitoral
GRAÇAS A KEY BUSH FOI VISTO
Cabe, ainda, recordar o PH.D. canadense Key, que apesar de veladamente criticado por alguns pseudo-pesquisadores mal-intencionados, teve sua importância histórica e realizou relevante serviço de utilidade pública com suas obras de divulgação científica prefaciadas por McLuhan (canadense criador do termo Aldeia Global) dirigidas didaticamente ao grande público e que marcou os anos 70.
E graças a Key em 1980 nos EUA 78% da população pesquisada dizia já ter ouvido falar das mensagens subliminares e destes, aproximadamente 50% acreditavam que elas eram usadas comumente pela mídia, tal educação para a mídia permitiu a identificação e denúncia por um cidadão da propaganda subliminar eleitoral perpetrada por BUSH em setembro de 2000.
Em setembro de 2000, no decorrer da campanha presidencial norte-americana, o candidato republicano à eleição, George Bush, em um filme de televisão veiculou críticas ao programa do candidato democrata Al Gore.
Ao criticar o sistema de reembolso de remédios, a equipe de publicitários de Bush (chefiada por Alex Castellano, que anteriormente já tinha empregado subliminares para o candidato Bob Dole em outra eleição presidencial) inseriu, em um “frame” (uma divisão de tempo de varredura da tela da televisão equivalente a uma parte entre trinta divisões de um segundo, 1/30).
Alex Castellano declarou ao jornal NEW YORK TIMES que a inserção em um frame foi “acidental”.
O filme foi veiculado 4.400 vezes em cobertura nacional antes de ser denunciado e cancelado, e teve um custo aproximado de US$2,5 milhões, muito caro para ser deixado ao acaso e ter este tipo de “Acidente” tão polêmico em uma campanha presidencial na qual até bonés de eleitores contendo logotipos de times de basebol são digitalizados e apagados para evitar antipatias.
Tal expediente de Signagem Subliminar foi empregado objetivando recuperar a queda de Bush nas pesquisas, à época, empatado com Gore.
Segundo Osmar Freitas, correspondente em Nova York, na revista "ISTO É", n.1616 de 20 de setembro de 2000, página 118: “Caracterizava-se, assim, um dos mais clamorosos exemplos de propaganda subliminar jamais descobertos”.
Este fato foi amplamente noticiado e documentado em rádio e televisão brasileira, incluindo matérias em jornais conceituados como "O ESTADO DE SÃO PAULO" (“Bush é acusado de usar propaganda subliminar” 13 de setembro de 2000, A15) e "FOLHA DE SÃO PAULO" (“Bush é acusado de propaganda subliminar” 13/9/2000), ambas matérias distribuídas pela renomada e fidedigna agência de notícias Reuters, a mesma que estranhamente foi também a ÚNICA a divulgar o evento Pokemón.
“Aqueles que ainda rejeitam inflexivelmente o predomínio da tecnologia de manipulação subliminar caem em duas categorias gerais:
- aqueles cujo interesses velados são os de continuar a explorar e manipular os seres humanos,
- e aqueles que rejeitam a noção de persuasão subliminar porque odeiam, não confiam e não gostam de nada que seja novo. O novo é usualmente percebido como ameaçador, subversivo e herético."
(Bruce R. REDFORD, Professor de Mídia da Auburn University, USA. In: Wilson Bryan KEY, A era da manipulação, p. 20)
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