Empolgado pela notícia divulgada pela New Scientist da emissão de um sinal que poderia ser de origem alienígena, publico um pequeno texto retirado da Revista Superinteressante de Março de 1989, sobre um dos primeiros contato com os alienígenas, mas que no final, provou-se que não era nada...
Como fazia regularmente, havia cinco anos, o operador de plantão no observatório astronômico da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, passou naquela manhã de agosto de 1977 para recolher as dezenas de metros de papel impresso pelo computador acoplado ao radiotelescópio de 53 metros. Sempre havia, nesses papéis, milhares de números - sinal de que o radiotelescópio captara apenas as caóticas radioemissões produzidas por estrelas, pulsares, quasares e demais corpos celestes naturais. Naquela manhã de agosto, porém, quatro letras se destacavam tão nitidamente entre os milhares de números impressos que o operador, entusiasmado, anotou ao lado: Wow!
É o correspondente, em inglês, ao nosso uau! e o espanto do operador era justificado: na programação que alimenta o computador ligado ao radiotelescópio, letras significam a recepção de uma mensagem coerente, que jamais poderia ser produzida pelos corpos naturais do Universo. “Era exatamente como imaginávamos uma emissão de origem inteligente”, lembrou para SUPERINTERESSANTE o astrônomo Robert Dixon , coordenador do projeto de radioescuta da Universidade de Ohio. Imediatamente o radiotelescópio foi colocado a operar na mesma freqüência em que havia captado os sinais decodificados em letras, mas os sinais coerentes não se repetiram.
Decorrido doze anos, Dixon, que contínua como um estóico sacerdote, sempre à míngua de verbas e voluntários, a tocar seu projeto de escuta do Universo, à procura de inteligência fora da Terra, comenta o incidente que passou para a história com o nome de “o grande Wow”. “Estou convencido de que há outras civilizações no Universo. Mas talvez nunca saibamos se os sinais que captamos eram de alguma delas”.
Este pequeno texto foi retirado da revista Superinteressante, edição 18 de Março de 1989
Saiba Mais!
Existe um filme que trata do assunto, só que a mensagem é realmente de alienígenas. O filme chama "Contato". É um dos melhores filmes que assisti.
Veja mais sobre a notícia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário