quinta-feira, 21 de maio de 2009

Linha de alta tensão afeta orientação natural do gado, dizem cientistas

As linhas de alta tensão interferem na habilidade do gado de se orientar de acordo com o campo magnético da Terra.

Pesquisadores que afirmaram em 2008 que a maioria das vacas e dos veados tende a alinhar seus corpos numa direção norte-sul constataram agora que as linhas de força podem desorientar os animais.

Quando estão perto desses fios, os animais analisados tendem a ter orientação aleatória, segundo a pesquisa liderada pelos cientistas Hynek Burda e Sabine Begall, da Faculdade de Biologia da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha).

Foram usadas imagens do Google Earth para estudar pastagens por todo o mundo.

O estudo foi publicado na edição de ontem da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Em agosto do ano passado, os mesmos pesquisadores disseram que o alinhamento norte-sul era uma resposta ao campo magnético da Terra.

O novo estudo acrescenta mais peso à hipótese, uma vez que as linhas de alta tensão também produzem campos magnéticos. O efeito é mais visível perto das linhas elétricas, e diminui quando a distância delas aumenta.

O vento e as condições meteorológicas também podem afetar a forma como o gado irá se orientar, mas, no geral, cerca de dois terços desses animais tendem a se alinhar na direção norte-sul quando afastados de linhas elétricas.

Imagem mostra gado pastando num campo localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai

Imagem mostra gado pastando num campo localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário