Nasa confirma que houve água em Marte e condições para vida
Modelo das naves gêmeas Spirit e Opportunity
Em quase todos os sites de notícias que entrei hoje li a mensagem de que a nave Opportunity tinha encontrado sinais de água no passado de Marte. E se tem água, pode ter vida.
Nós já sabiamos desde 2002, com dados enviados pela 2001 Mars Odyssey, que Marte possui calotas polares, com grandes quantidades de água.
Veja o circulo branco na parte superior de Marte. É Gelo.
Veja mais em:
http://www.on.br/revista_ed_anterior/julho_2002/
noticias/gelo_marte.html
Como seriam os ET´s de Marte?
Cego em tempestade de areia (Marte) O marciano tem os olhos tapados por uma membrana 1. O marciano precisaria de escamas para resistir as queimaduras provocadas pelo sereno de gelo seco da madrugada. Uma cera sobre as escama o protegeria dos raios ultravioletas que incidem sobre a superfície do planeta. Mais ou manos como as loções com filtro solar que usamos na praia. Assim o bicho seria imune ao câncer de pele 2. Para resistir ao frio, o líquido que circula por suas veias não poderia conter água, como o sangue dos terráqueos. Talvez álcool etílico, que congela a uma temperatura bem mais baixa, 114 graus Celsius negativos. Seria um marciano movido a álcool. 3. As loucas tempestades de areia do planeta exigiram proteção para os olhos, como uma membrana. Isso dificultaria a visão. Quase cego, ele só enxergaria o vulto dos objetos. 4. Seria um herbivoro. Em Marte há gás carbônico na atmosfera e água no subsolo capazes de sustentar plantas, que captariam energia do Sol. 5. O modo mais eficiente de se mover num ambiente de baixa gravidade seria aos altos. Para isso, nada como pernas longas. |
Descubra a mensagem a bordo das naves Spirit e Opportunity
Mini-DVD contem mais de 4.000 nomes e da brinde para quem descobrir a mensagem codificada. Que tal tentar?
Vamos ler a notícia abaixo, que foi publicada no dia 02/03/2004 no Portal Uol:
Parte de Marte já teve tanta água a ponto de permitir que a vida se desenvolvesse facilmente, disse a Nasa na terça-feira.
"O Opportunity pousou em uma área de Marte onde a água líquida outrora irrigava a superfície", disse o administrador-associado da Nasa, Ed Weiler, em entrevista coletiva. "Além disso, esta área teria sido um bom ambiente habitável."
Isso não significa que tenha sido comprovada a existência de vida em Marte, mas indica que a vida pode ter evoluído em Marte da mesma forma que na Terra, segundo a Nasa. Significa também que a Nasa pode ir adiante com seu plano de eventualmente enviar pessoas para lá.
O Opportunity pousou no dia 24 de janeiro em uma pequena cratera no vasto Meridiani Planum, perto do equador marciano. O robô passou a maior parte do seu tempo estudando o leito rochoso da cratera, constituído por camadas de minerais.
Os cientistas querem saber se essas camadas foram formadas pelo vento, por rios de lava vulcânica ou por água, e se as pequenas bolas de pedra parecidas com frutas silvestres podem ter sido formadas pela água.
Esta imagem obtida pelo Microscópico a bordo da Nave Opportunity, mostra uma porção da rocha que esta sendo estudada no Meridiani Planum. Veja as pequenas bolas de pedras que parecem com frutas silvestres.
Os especialistas também estão intrigados com a descoberta de um mineral cinzento chamado hematita, que na Terra se forma na presença da água.
Mineral hematita, de onde se extrai o minério de ferro.
A Nasa diz que a presença da hematita, das bolinhas de pedra e de sal na área levam à mesma conclusão -- a existência de água salgada.
ENSOPADAS
"Concluímos que as pedras daqui já estiverem ensopadas de água líquida", disse Steve Squyres, da Universidade Cornell, do Estado de Nova York, que comanda a investigação científica.Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água
"Mudou sua textura e mudou sua composição química. Não podemos ainda dizer com certeza que essas pedras eram o fundo de um lago, de uma piscina ou de um mar", acrescentou.
Seja como for, Squyres considera que ali havia condições para o surgimento de vida. "Não significa que a vida tenha estado ali. Mas este era um lugar habitável em Marte em um período de tempo."
Mais informações serão conhecidas quando uma futura missão espacial trouxer para a Terra amostras das pedras marcianas, segundo ele. "A melhor forma de descobrir a idade é trazer parte desse negócio para cá", afirmou.
"Está claro que teremos de trazer alguma amostra de volta", concordou Weiler, dizendo que o trabalho para o envio de uma missão tripulada a Marte está prestes a começar.
Enquanto isso, outra missão robótica será desenvolvida, provavelmente para recolher algumas pedras e amostras do solo marciano e trazê-las para uma análise detalhada na Terra.
Fotos das câmeras panorâmica e microscópica do jipe mostram que uma rocha dos arredores, batizada de "El Capitan", está repleta de entalhes com até um centímetro de comprimento.
"Esta é textura característica é familiar aos geólogos em locais onde cristais de sais minerais se formam dentro das rochas que ficam junto à água salgada", disse uma nota da Nasa.Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água, Marte água
A composição e densidade desses sais é comparável à salinidade do Mar Morto, segundo a Nasa.
A Opportunity pode ser levada em breve para uma cratera vizinha, com cerca de 30 metros de profundidade, onde tentará examinar camadas mais profundas, disse Joy Crisp, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
A agência ainda mantém as esperanças de que a Spirit, irmã gêmea do jipe Opportunity, que está em outra região de Marte, também ache alguma coisa interessante.
Veja Também:
Visite o site da Planetary Society para ver mais fotos de Marte e quem sabe descobrir mais mistérios!!! O Site da NASA contém todas as fotos tiradas pelos rovers Spirit e Opportunity.
Fontes:
- http://www.on.br/revista_ed_anterior/julho_2002/
noticias/gelo_marte.html
- http://planetary.org/news/2004/mer-update_3-02-04.html
- http://www.igc.usp.br/geologia/pedras/hematita.php
- Sobrenatural.Org - Exobiologia. Como seria a vida nos planetas do SSolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário