Em abril de 1970, o mundo prendeu a respiração quando a nave Apolo 13, danificada, regressava a Terra depois de uma fracassada tentativa de alunissagem. Porém, o interesse da opinião pública pela corrida espacial estava diminuindo e continuou decaindo durante as missões seguintes.
Os últimos homens que pousaram na Lua foram os astronautas da Apolo 17, em dezembro de 1972. Porém, antes disso, surgiram várias teorias que falavam na falsificação, sendo que a mais radical afirmava que a NASA (a agência espacial norte-americana) havia inventado as alunissagens, ou seja, o homem nunca teria estado na Lua.
:. Provas Físicas
Uma das evidências mais sólidas de que a NASA levou o homem a Lua são os 340 Kg de amostras de rochas lunares trazidas pelos astronautas das naves Apolo. Ao analisarem estas amostras, os geólogos encontraram várias diferenças entre as rochas lunares e as terrestres.
Algumas continham muito mais ferro, magnésio e titânio, e menos silício e alumínio que as rochas da Terra. Também foi comprovado que outras amostras eram muito mais reativas que as terrestres. Há quem diga que essas rochas poderiam ter sido forjadas em um forno de cerâmica de alta temperatura e então, recolhidas em regiões inexploradas da Antártida.
:. O material fotográfico
Nas missões Apolo, a NASA, utilizou as câmeras Hasselblad de última geração. Normalmente, as Hasselblad são utilizadas para retratos, paisagens e fotos fixas.
Os astronautas levaram as câmeras montadas em uma unidade de controle presa no peito. Possuíam uma lente teleobjetiva fixa de 250mm, e a única coisa que tinham que fazer era direcionar a câmera para a posição correta sem se preocupar com o foco. O cabo de disparo era difícil de ser manuseado devido às pesadas luvas utilizadas, que dificultavam movimentos mais precisos.
As câmeras Hasselblad tiram fotografias quadradas mas a maioria das fotos publicadas pela NASA são retangulares. Isto significa que, provavelmente, foram ajustadas aqui na Terra para se obter a melhor composição possível.
:. A Câmera Mente?
Alguns pesquisadores que estudaram as fotografias sugeriram que a NASA poderia ter ocultado algo. Foram examinadas especialmente oito fotografias das missões mais importantes da Apolo - supostamente tiradas pelos astronautas com câmeras penduradas no peito e sem que fosse empregada outra fonte de luz que não fosse a do Sol -, em busca de evidências que confirmassem essa teoria de fraudes.
Certos aspectos das fotos são difíceis de se explicar de forma satisfatória. Porém, a questão fundamental, independente do homem ter chegado ou não à Lua, é saber qual o motivo de terem sido realizadas montagens fotográficas.
Fonte:Revista Fator X, Numero 02
Nenhum comentário:
Postar um comentário